Deslizes comuns ao planejar seu casamento







Muitos consideram o casamento como uma das datas mais importantes na vida de uma pessoa. O acontecimento que marca a união de um casal que se ama não costuma passar em branco e, por isso, é muito festejado em diversas culturas ao redor do mundo.
E a cada dia que passa aumenta o número de casais que optam por planejar o próprio casamento. Seja para economizar um pouco com as comemorações ou pela vontade de se envolver mais com a organização e ter o prazer de escolher de perto cada detalhe, muitos casais têm se interessado por essa opção.
O problema é que esta não é uma tarefa fácil. Dispensar a ajuda de um profissional em organização de eventos significa ter muito mais responsabilidades para fazer com que o grande dia seja realmente perfeito. Mas a ansiedade, o stress e a vontade de que tudo saia conforme o planejado podem levar muitos casais a deslizar em alguns pontos.
Errar é comum e é importante ter em mente que nem sempre tudo sai como se espera. Mas se você começar a traçar seus planos sabendo onde as pessoas costumam falhar na hora de organizar seus casamentos, tudo ficará mais fácil. Sendo assim, confira os deslizes mais comuns e esteja prevenida para evitar surpresas no dia mais importante da sua vida.


eslize #1 – Acreditar que os serviços mais caros são melhores
  
Fonte: Thinkstock

Só porque uma empresa cobra mais caro do que as outras, isso não significa que o serviço prestado também será superior. Embora muitas vezes o produto de melhor qualidade realmente custe mais caro, isso não é uma regra e é preciso estar atento para não investir em um serviço que não está à altura.
Antes de contratar uma empresa, certifique-se da qualidade dos serviços prestados. Vale a pena conversar com outros consumidores e procurar indicações de serviços que seus amigos e conhecidos recomendem. Assim fica mais fácil garantir que você estará pagando por um serviço de qualidade.
Por segurança, guarde todas as notas fiscais e contratos dos serviços. Assim você está protegida caso tenha que acionar o Procon ou a justiça para reclamar da empresa ou dos profissionais contratados.

Deslize #2 – Tentar fazer tudo sozinha

 
Fonte: Thinkstock

Esse é um dos maiores erros das noivas. Quando um casal decide planejar seu próprio casamento, é comum que as mulheres assumam mais responsabilidades do que elas podem cumprir. Mas isso pode sobrecarregar sua rotina, então divida suas atividades com as pessoas mais próximas e de confiança.
O primeiro que deve ser incluído na lista de organizadores é o noivo – afinal, ele também faz parte de tudo isso. Eleja sua mãe ou uma grande amiga, que tenha disponibilidade, é claro, para ajudar com os detalhes. A segunda opinião de uma mulher faz toda a diferença na hora de escolher as flores, o vestido, as lembrancinhas etc. Ao compartilhar essa responsabilidade com as pessoas que gosta, você gera uma importante troca de experiência que vai marcar a vida de todos.
Para o dia da festa, considere a possibilidade de contratar um cerimonialista. O profissional assumirá as responsabilidades durante o evento e você estará livre para aproveitar seu casamento sem precisar se preocupar.

Deslize #3 – Subestimar o tempo

 
Fonte: Thinkstock

Você já deve ter entendido que é preciso dispor de bastante tempo para planejar todos os detalhes de um casamento. Por esse motivo, não marque uma data próxima se você deseja organizar sua cerimônia sozinha, mas não tem disponibilidade para ir atrás de tudo o que precisa.
Cada casamento requer um tempo diferente, que vai variar com o número de convidados, o tipo de celebração etc. Mas é preciso contar com, no mínimo, seis meses para planejar os gastos, contratar todas as empresas e profissionais.
O calendário pode ser seu grande aliado nesse momento. Confira as datas e planeje os pagamentos para ter certeza de que terá tudo o que precisa para seu casamento. Lembre-se de que alguns meses são mais concorridos entre as noivas e tenha sempre uma carta na manga caso não consiga alugar o salão que deseja ou não possa encontrar a cor de tecido que escolheu para o vestido das madrinhas, por exemplo.

Deslize #4 – Esquecer os pequenos detalhes

 
Fonte: Thinkstock

É comum encontrar casais que planejam todo o casamento e se esquecem de coisas pequenas, que têm sua importância e dão um brilho especial ao casamento. Quando pensamos em uma festa, as maiores escolhas são as primeiras a serem feitas – a banda, o buffet, a decoração, o local da festa –, mas é preciso fazer algum esforço para planejar tudo nos mínimos detalhes.
Existem várias providências que devem tomadas inclusive antes do casamento para evitar transtornos e surpresas de última hora. A escolha do lugar onde serão impressos os convites, a maneira como eles serão entregues, sessões de fotos para serem colocadas na decoração da festa, por exemplo, devem ser muito bem planejadas contando com tempo hábil.
Vale a pena fazer uma lista bastante antecipada e programar as datas em que cada uma das atividades deve ser feita. Assim fica fácil lembrar tudo e garantir um lindo casamento.

Deslize #5 – Deixar a ansiedade fazer as escolhas

 
Fonte: Thinkstock

Se você reservar o primeiro salão que visitar, escolher o primeiro vestido que provar ou contratar o primeiro fotógrafo com quem entrar em contato, você aumenta as chances de que alguma coisa de errado aconteça.
Planejar um casamento envolve um trabalho extenso – e muito cansativo – de pesquisa. O casal deve procurar as melhores opções e a melhor relação custo-benefício e, para isso, precisa pesquisar e comparar as opções que estiverem à mão.
Aproveite todas as oportunidades que aparecerem e abuse das fontes de pesquisa feitas especialmente para atender o público ao qual você pertence nesse momento. Revistas, sites e feiras exclusivos para noivas são ótimos lugares para buscar fornecedores diferentes e aumentar sua lista de opções.

Deslize #6 – Acreditar que tudo sairá conforme o planejado

 
Fonte: Thinkstock

Essa é uma daquelas regrinhas que vale para vários momentos da vida. A qualquer instante pode acontecer alguma coisa inesperada e é preciso contar com essa possibilidade e saber resolver a situação de maneira rápida e sem aborrecimentos.
E contar com as possibilidades significa manter em mente que qualquer coisa pode acontecer – algum fornecedor pode se atrasar, o bolo pode vir na cor errada, o sapato da noiva pode estragar, o vestido de uma das madrinhas pode ficar pequeno, um casal dos padrinhos pode faltar ao casamento e por aí vai.
Essas e muitas outras situações não podem tirar o brilho e a alegria da comemoração. Se o problema for com as empresas e fornecedores contratados, deixe para resolvê-los quando voltar da lua de mel. Quanto às roupas, sapatos e acessórios, esteja prevenida para qualquer eventualidade. Outras questões devem ser encarados com bom humor e muita calma.
Acima de tudo, é fundamental que o casal saiba que pequenas decepções podem acontecer, mas elas não podem atrapalhar em nada a ocasião.

Deslize #7 – Errar nas contas e nas proporções

 

Fonte: Thinkstock

 Já que um casamento é uma celebração, seus convidados devem ser bem recebidos e se sentirem confortáveis durante a festa. Por isso é importante fechar a lista e escolher um salão que esteja de acordo com o número de pessoas que você vai receber. Seria deselegante colocar 150 convidados em um espaço feito para receber 300 pessoas e fazer o contrário disso seria ainda pior.
O mesmo raciocínio serve para os serviços prestados durante o casamento. Contrate o número ideal de garçons para que ninguém precise esperar muito para ser atendido e certifique-se de que o buffet providenciará a quantidade suficiente de comida para servir a todos, contando com os imprevistos que os convidados podem causar.
É importante lembrar que, caso você tenha errado nas contas e solicitado um buffet muito maior do que o necessário, a empresa não devolve o valor previamente combinado. Como nem todos os convidados comparecem à cerimônia, exagerar nas proporções pode significar perder dinheiro.

Deslize #8 – Esquecer-se de cuidar de si mesma

 
Fonte: Thinkstock

De nada adianta organizar o casamento dos sonhos e, quando chegar o dia, você estar completamente exausta para aproveitar a festa. Todos os seus familiares e amigos esperam que esse seja um dia especial para você, então não vale decepcioná-los.
Planeje tudo com antecedência e separe a semana anterior ao casamento para descansar. Esqueça um pouco a correria da cerimônia para poder relaxar, cuidar de si mesma e recarregar suas energias até o dia da festa.
Se der, visite um spa junto com seu noivo ou simplesmente passem algum tempo juntos, fazendo programas que vocês gostem. No mínimo, certifique-se de que você terá boas noites de sono profundo e relaxante. Afinal, esse dia é único e, depois de todo o trabalho para planejá-lo, você tem o direito de aproveitar ao máximo.

Escrito por: Fabrizia Ribeiro do site Toda Ela

0 Comment "Deslizes comuns ao planejar seu casamento"

Postar um comentário